Com o avanço da vacinação, muitas empresas já estão definindo estratégias para o retorno ao trabalho presencial. Outras, mais adiantadas, já recebem aos poucos os colaboradores que ficaram mais de um ano em home office e há ainda aquelas que vão apostar no modelo híbrido. Dados de um estudo da consultoria KPMG feito no primeiro semestre mostraram que 66% das empresas estavam interessadas em voltar ao trabalho presencial ainda em 2021, e 34% delas planejam o retorno para 2022.
Voltar ao escritório, tanto tempo depois, pode estar cercado de estranhezas. É preciso um tempo para a readaptação ao espaço, à nova rotina, aos cuidados com a saúde no ambiente corporativo e, claro, também é necessário reestruturar a rotina familiar, que foi afetada bruscamente com a chegada da pandemia de Covid-19. Família e trabalho se misturaram e agora vão se separar novamente por algumas horas do dia. Por outro lado, como é bom poder trocar experiências pessoalmente, bater papo com os colegas no café e até fazer uma reunião olho no olho.
Neste novo cenário, a comunicação interna, que já era estratégica, assume um papel de enorme relevância. Mais do que nunca, é preciso comunicar os colaboradores de todos os setores de forma efetiva e atrativa. É necessário reforçar as medidas de prevenção adotadas pela companhia, os valores da empresa e as mudanças de processos. “Além disso, a comunicação interna tem o poder de engajar os colaboradores, ajudá-los a ter a sensação de pertencimento ao grupo e dar boas-vindas”, ressalta André Lopes, diretor Executivo da Farol Sign.
Por isso, a TV Corporativa, que pode ter seu conteúdo totalmente customizado e abranger diferentes unidades da companhia, inclusive em outros países, apresenta-se como uma solução perfeita para o momento. É um instrumento que também permite falar de causas, de ações internas ou externas e, sobretudo, de humanizar as relações de trabalho.
Os clientes da Farol Sign Comunicação já contabilizam as vantagens de desse serviço. Ainda mais agora no chamado “novo normal”. A pesquisa de clima e os indicadores anuais das companhias certamente trarão resultados que estão intimamente ligados ao planejamento da comunicação via TV Corporativa. E para quem ainda não conhece o serviço, eis uma boa oportunidade de conhecê-lo e de apostar numa retomada presencial capaz de surpreender positivamente o time de colaboradores.
A Farol Sign está à disposição para atender sua empresa também!